sexta-feira, 30 de outubro de 2009

As Mulheres Guerreiras do Cinema

Foto: Tânia Rego

Andrea Barata Ribeiro é produtora.

Graduada em Comunicação Social, começou sua carreira no audiovisual produzindo publicidade;

Uma dos fundadores da O2, ao lado de Fernando Meirelles e Paulo Morelli, começou sua trajetória no cinema produzindo o curta "E No Meio Passa Um Trem", em 1998, dirigido por Fernando Meirelles e Nando Olival.

E é com Meirelles e Olival, que ela inicia a produção de longas no ótimo "Domésticas - O Filme" (2001), dirigido pelos dois cineastas.

"Domésticas - O Filme" é um divertido e outras vezes melancólico olhar sobre o universo das empregadas domésticas pontuado por criativa trilha sonora. No elenco do filme estão atrizes que voltariam a atuar nas produções da O2, como Graziella Moretto, Cláudia Missura, Olívia Araújo e Cecília Homem de Mello

O impactante "A Janela Aberta", de Philippe Barcinski é outro curta que tem a produção assinada por Andrea.

A partir daí, Andréa Barata Ribeiro produz longas importantes e torna-se uma das mais bem-sucedidas produtores do país, e com repercussão intenacional.

O primeiro grande passo para isso é a produção de um dos mais comentados filmes do cinema brasileiro da Retomada e um dos mais espetaculares sucessos do cinema mundial: "Cidade de Deus", de Fernando Meirelles e co-dirigido por Kátia Lund.

"Cidade de Deus" projeta Fernando Meirelles e a o2 no cenário internacional, conquista vários prêmios e é indicado ao Oscar. A produção, claro, chama atenção também para o nome de Andrea Barata Ribeiro.

O sucesso de "Cidade de Deus" possibilita à 02 produções internacionais, como "Ensaio Sobre a Cegueira" outro filme também de grande repercussão e com elenco internacional - Juliane Moore, Mark Ruffalo, Gael Garcia Beranal, Danny Glover e Alice Braga.

"Ensaio Sobre a Cegueira" marca mais uma vez a dobradinha de sucesso: Fernando Meirelles na direção e Andrea Barata Ribeiro na produção.

Andrea produz também os filmes do outro sócio, Paulo Morelli, "Viva Voz" (2003) e "Cidade dos Homens" (2007).

Outros longas importantes que têm a assinatura de Andrea Barata Ribeiro na produção são "Contra Todos" (2003), de Roberto Moreira; "Ginga" (2005 - produção executiva), de Tocha Alves, Hank Levine e Marcelo Machado; "Antônia - O Filme" (2006 - co-produção), de Tata Amaral; "Não Por Acaso" (2007), de Philippe Bracinski; "O Banheiro do Papa" (2007), de César Charlone e Enrique Fernandéz; e "À Deriva (2009), de Heitor Dhalia.

A O2 também tem trabalhos expressivos na televisão e que contam com a presença de Andrea Barata Ribeiro na produção: "Filhos do Carnaval" (2006); "Antônia" (2006); "Som & Fúria" (2009).

A O2 Filmes é a grande homenageada da 3ª CineBH - Mostra de Belo Horizonte, com a presença de Andrea Barata Ribeiro no evento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário