quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Escrito por Márcia Sahb

Mulheres Guerreiras




A trabalhadora do lar, a mulher comum que administra o pouco recurso que tem, a mulher que toma conta de sua casa, educa seus filhos, economiza nas compras, que renuncia ao desejo de esmaltar a unha para comprar o último CD que saiu da cantora que seu filho mais gosta. E aquela que tem dupla jornada de trabalho, pois tem sua profissão e dá conta das tarefas do lar. Essa mulher maravilhosa que toma conta da casa, para que seu esposo possa trabalhar, com tranqüilidade, para que seu filho possa estudar com entusiasmo. Traz a casa arrumada, roupa limpa, comida na mesa, ajuda no orçamento doméstico e ainda faz as guloseimas que cada um gosta e que está sempre linda perfumada e disposta. Essa mulher conquistou uma Associação, que este ano completou 13 anos. Um lugar para discutir suas idéias, conhecer outras mulheres, trocar opiniões. Criar e recriar, idéias, leis, hábitos, elaborar planos, conquistar seu universo, ouvir e ser ouvida. Hoje elas são capacitadas e já formaram várias lideranças por todo o Estado de Goiás.
Com o objetivo de defender, orientar e incentivar o relacionamento entre as donas de casa, nasceu a Associação das Donas de Casa do Estado de Goiás no ano de 1996. A entidade foi fundada por Rute Mandella, visando o fortalecimento da classe na luta por seus direitos.
Um novo trabalho é iniciado com a eleição para presidente da Associação, Maria das Graças Santos (53), no ano de 2004. Começando então uma nova história, com a implantação dos núcleos da ADC nos vários setores de Goiânia e da grande Goiânia. As mulheres foram convocadas a participação efetiva na luta em defesa do Código do Consumidor. Lideranças foram sendo reconhecidas em cada região, facilitando a expansão dos programas de cursos de capacitação nas áreas de artesanato e culinária, bem como cursos de orçamento doméstico objetivando cada vez mais que a dona de casa pudesse contribuir no orçamento familiar, elevando por conseqüência, sua auto-estima e melhorando a convivência familiar.
Hoje a trabalhadora do lar conquistou sua aposentadoria aos 60 anos e conhece o valor de sua participação e cada vez que uma dona de casa se sente lesada em seus direitos a ADC é convocada e se faz presente. O trabalho é lento e pouco reconhecido, mas também faz parte do processo de aperfeiçoamento da sociedade.
A Associação das Donas de Casa do Estado de Goiás é reconhecida como Utilidade Pública Estadual e Municipal, e participa dos Conselhos Energia Elétrica (CONCEG), Saúde, De Segurança Alimentar (CONSEA) e no Conselho de Defesa do Consumidor (CONDECON) bem como no Conselho Estadual da Mulher (CONEM) com atuação veemente.
Ao contrário do que muita gente pensa o trabalho dessas mulheres, belas, guerreiras e maravilhosas não é só a defesa do Código Consumidor contra a alta dos preços dos alimentos nos supermercados. Elas fazem muito mais que isso, o foco principal é o relacionamento dessas trabalhadoras do lar com a sociedade em busca de soluções para o aumento e ou escassez dos alimentos. O trabalho da Associação visa promover e estimular o relacionamento entre as Donas de Casa; promover e estimular atividades culturais, esportivas, sociais e artísticas; representar e defender individual e coletivamente os direitos das associadas; promover o aperfeiçoamento das atividades domésticas através de cursos; ministrar cursos de profissionalização da mulher para o ingresso no mercado de trabalho; atuar junto ao poder público visando o aperfeiçoamento da legislação, bem como o cumprimento das leis de defesa do consumidor; promover a melhoria das condições de trabalho, saúde e de vida das associadas; representar nos municípios do estado de Goiás, interesses e reivindicações das associadas perante as autoridades e poder constituídos.
De acordo com a presidente Graça, como é conhecida na Associação, hoje a entidade conta com mulheres de todas as classes sociais, “que encontraram aqui uma espaço para trocar idéias em torno de problemas incomuns que hoje atingem todos os lares como: educação dos filhos, viuvez, violência domésticas, entre outros”. Faz parte da luta da ADC-GO a derrubada da assinatura básica da conta de água e das contas de telefones fixos e celulares, bem como a retirada do Estado de Goiás do Horário de Verão por entender que o mesmo não reduz o consumo, além de contribuir para o aumento da criminalidade, completa.
“A diretoria da Associação não é formada só por mulheres que trabalham em casa, também por aquelas que trabalham fora e dentro do lar. O trabalho na entidade é árduo, mas compensador” destaca. Para Maria das Graças Santos, sua maior satisfação é ver hoje o direito das mulheres reconhecido pela sociedade.
Hoje, são mais de 12000 mulheres, organizadas em várias cidades do Estado. Procure em seu município alguma liderança da Associação. Caso não encontre, coordene você mesmo um diretório.
Saiba como fazer entrando em contato com a sede em Goiânia.
Site: www.donasdecasa.com.br
e-mail: adc@donasdecasa.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Fone: 62/ 3225.1146.

Nenhum comentário:

Postar um comentário